Objetos

Estou a partilhar contigo…

Anda, vem comigo… Chamava-me devagarinho.

Seguia-o até ao escritório onde se sentava na sua poltrona desgastada pelo tempo e eu apressadamente procurava um lugar para me instalar.

Ali havia odores fortes e exóticos que me atiçavam os sentidos.

Nas paredes os mapas antigos prometiam-me passeios a lugares distantes e os velhos livros  provavam-me que algum dia também eles me levariam além daquelas quatro paredes.

De cachimbo já na mão, dava a primeira baforada, estava prestes a começar mais uma expedição…

Nunca sabia onde iria…. Levar-me-ia até Inglaterra, India ou à Africa ou apenas até ao cimo da serra?

Quem iria comigo nessa jornada? Seria ele ou alguém que lhe era familiar ou conhecido?

Só tinha uma certeza, a viagem duraria até que o cachimbo deixasse de fumegar!

O cachimbo apresentado foi fabricado pela Frankau & Cº sob a marca BBB – 1876.

Trade Mark 1876
Trade Mark BBB – 1876

Adolph Frankau fundou a sua empresa após ter chegado a Londres em 1847 tendo-se tornado importador de tubos de espuma e produtos relacionados com tabaco.

Morre em 1856 ficando a sua viúva com a empresa e à frente da mesma Louis Blumfeld, um jovem que Frankau tinha acolhido em criança e que agora com 18 anos investe nas relações comerciais com outros países internacionalizando a empresa, através dessas parcerias comerciais acaba por se tornar fornecedor exclusivo de tubos Cherry Wood da Roop cobrindo mais tarde o território do Reino Unido e as suas colónias.

Diversas marcas de tubos estão relacionadas directamente com a Frankau & Co como Capt. Kidd, Fairway, Frankau, Glokar, Major Daff, Snap-Fit e BBB.

bbb
Imagem retirada da internet

Com o volume de negócio torna-se importante não só comercializar mas também fabricar os seus produtos e em 1898 abre uma fábrica em Homerton – High Street. É nesta altura que Frankau & Co também produz Calabash.

Imagens retiradas da internet

Importando as cabaças da África do Sul mas sendo cada vez mais difícil a sua importação, começa a fabricar as suas próprias cabaças usando apenas espuma do mar para fazer o fogão enquanto que alguns outros fabricantes usavam gesso ou até amianto. Esta produção de cabaças resiste até à guerra de 14/18.

Frankau & Co é em 1920 integrada na A. Oppenheimer & Co Ltd.

Tipo de cachimbos

O cachimbo é composto por um fornilho espaço onde se queima o tabaco e pela piteira que é o tubo por onde se aspira o fumo e existem diversos tipos de cachimbo dependendo dos formatos e dos materiais utilizados.

A origem do cachimbo é oriunda dos povos indígenas americanos e afro-americanos passando pelo sagrado feminino (depositário das ervas) e pelo sagrado masculino (tubo de fumo) e também pelo mundo terrestre (folhas e ervas) e mundo celeste (fumo).

Lenda A mulher Búfalo Branco

“Dois lakotas andavam numa colina, até que viram uma mulher muito bonita, vestida com peles brancas, trazendo nos ombros uma bolsa.

Um dos homens teve pensamentos impuros e disse ao outro, mas o outro avisou-o que seguramente aquela era uma mulher sagrada.

O homem com intenções impuras aproximou-se da mulher, e nesse momento uma grande nuvem envolveu os dois. Quando a nuvem se dissipou a mulher estava em pé e do homem apenas tinha sobrado o seu esqueleto e serpentes que o contornavam.

A mulher disse ao outro homem:

” Considera aquilo que vês. Quem só vê a beleza física, jamais conhecerá a Beleza Divina.”

“Vá até seu chefe Chifre Oco Em Pé e diga-lhe que prepare uma tenda espaçosa para abrigar todo o seu povo e aguardar a minha chegada. Quero passar-lhes algo muito importante.”

O homem comunicou o acontecimento a Chifre Oco Em Pé, que prontamente mandou construir uma grande tenda.

Ao terminar a tenda e após reunir o seu povo, a mulher misteriosa chegou. Ela aproximando-se tirou a sua bolsa dos ombros e, segurando com ambas as mãos entregou-a ao chefe dizendo:

“Cuide desta bolsa e ame-a sempre. Ela é muito sagrada, e deves tratá-la como tal. Dentro dela há um cachimbo sagrado para o teu povo enviar as suas vozes ao Grande Espírito – o teu Pai e Avô.”

Essa mulher apresentou-se como Mulher Búfalo Branco. Ela explicou o procedimento ritual para o uso do cachimbo, e os sete ritos em que o cachimbo deve ser usado. No final, quando ia embora falou:

” Com este cachimbo, os seres de duas pernas aumentarão em número e a eles virá tudo o que é bom. “

Dando a volta pela cabana, na direção do movimento do Sol, ela foi-se embora, depois de caminhar por uma curta distância olhou para trás para o povo e sentou-se. Quando voltou a levantar-se, o povo assustou-se, pois ela transformou-se num novilho de búfalo vermelho e castanho. O novilho andou por uma pequena distância, deitou-se e rolou no chão, e quando se levantou era um búfalo branco. O búfalo branco andou por uma pequena distância, deitou-se e rolou no chão, e quando se levantou, era um búfalo negro, este afastou-se e desapareceu no alto de um monte.”

“I believe that pipe smoking contributes to a somewhat calm and objective judgment in all human affairs”

Albert Einstein
Albert Einstein

2 opiniões sobre “Estou a partilhar contigo…

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s