Adereços

Recordações – Anastásia Romanov

Já brilharam os teus olhos e sorriste feliz…

O que foi feito de ti?

Guardaste os teus tesouros

Escondeste os teus sonhos…

Estás aí?

Anda, abre as recordações

Tráz cá fora quem és!

Não te preocupes com os estragos

Serás sempre quem foste…

Afinal estás aí!

Agora tens diamantes nos olhos e sorriso de rubi…

 

Alfinete gravata
Alfinete antigo com diamantes e rubi

 

Nasceu a 18 de junho de 1901 aquela que viria a ser uma das maiores lendas sobre a família imperial russa.

Anastásia Nikolaevna Romanova – Анастасия Николаевна Романова, cujo nome representa “aquela que se liberta” ou “aquela que renascerá” era uma menina feliz, inteligente e traquina que corria pelos salões e preparava partidas a toda a família. Tinha mais três irmãs e um irmão ( Alexei, Czarevich da Rússia ) e embora a descrevam como “maria-rapaz” dizem que se tornou uma menina bonita e sedutora.

Anastasia
Anastácia Romanov (foto retirada do Google)

Nicolau II tinha grandes planos para colocar o seu país ao nível de outras potências mundiais e investiu o seu tempo formando uma classe operária de mais de 3 milhões de pessoas. Os salários eram pequenos e as condições do povo degradavam-se cada vez mais com o passar do tempo. A instauração de uma republica passou a ser uma possibilidade presente levando à revolução russa em que o partido Bolchevique derrotou o Czar e formou a união soviética existente até 1991.

Durante a revolução a família imperial foi condenada a prisão domiciliar enquanto o partido em vigor negociava a sua sobrevivência com o Kaiser alemão em troca de dinheiro.

família real Anastacia
Família imperial Romanov (foto retirada do Google)

A 17 de junho de 1918 um oficial pediu a toda a família que se arranjassem com a desculpa de que iriam ser fotografados para provar que se mantinham vivos, para além  disso a fotografia iria ser feita na cave uma vez que os quartos superiores estavam agora em perigo de balas perdidas.

Já depois de instalados na cave apareceram os soldados que com ordens de Yakov Yurosky dispararam sobre o Czar e a sua família. As joias escondidas na roupa das filhas de Nicolau II protegeram-nas de uma grande parte das balas mas nem assim lhes foi possibilitado sobreviver, mais uma vez  Yurosky ordena aos soldados que não haja sobreviventes e estes terminam o sofrimento das jovens com o uso das suas baionetas.

Diz a lenda que a quantidade de diamantes escondidos pela menina nas suas roupas era tanta que esta conseguiu sobreviver aos ferimentos causados pelos guardas e fugir durante a remoção dos corpos da cave para a floresta vivendo o resto da sua vida no anonimato.

Vários foram os fatores que contribuíram para o nascimento da lenda. As forças em vigor não queriam que a família imperial se tornasse mártir para aqueles que os seguiam e por isso para disfarçar o crime cometido não colocaram todos os corpos no mesmo local.

Anastásia e o seu irmão Alexei foram levados para longe dos seus familiares e os seus corpos só foram encontrados muitos anos depois (2007).

Dizem que o próprio Kaiser inventou boatos e desculpas para que não se percebesse a morte da família Romanov, uma vez que tinha assinado um contrato de paz com o país e não tinha intenções de o quebrar.

Muitas foram as testemunhas que avistaram Anastásia ao longo dos anos e muitas foram as pessoas que se aproveitaram de todos estes fatores para se fazerem passar pela menina e burlar todos aqueles que nelas acreditavam.

 

Diamonds are forever, my youth is not – Jill St. John

 

 

 

 

3 opiniões sobre “Recordações – Anastásia Romanov

  1. La figura di Anastasia è coperta da un alone di leggenda, si disse fosse sopravvissuta alla strage di Ekaterimburg. Bel post.

    A figura de Anastasia é coberta por uma aura de lenda, diz-se que sobreviveu à morte de Ekaterimburg. Bom post.

    Liked by 1 person

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s