Objetos

A caixa dos segredos – Maki-e

 

Caixa Maki-eGuardo o que é magico, só o que é magico…

Ela não é dourada mas tudo o que guarda é o que de mais valor tenho….

Guardo a minha primeira visão de ti mas também a ultima…

Guardo o meu amor e a minha esperança, que um dia possamos recuperar tudo o que aqui guardei…

Guardo para todo o sempre, na minha caixa dos segredos.

Uma das técnicas japonesas que mais impressionam o Ocidente é a utilização de laca na decoração de diversos materiais como madeira ou porcelana. Estes objetos cativam a atenção não só pelo maravilhoso brilho originado pela polida superfície da laca mas pelo elevado número de pormenores minuciosos que são inscritos pelos artesões nestas peças muitas vezes com recurso a materiais preciosos e totalmente fabricados de forma manual.

Dentro da utilização da laca existem diversas técnicas que embora tenham uma base idêntica vão se distinguir pelos materiais que são utilizados nos acabamentos ou pela forma como estes são inseridos na peça.

A seiva extraída é utilizada como um verniz, é aplicada camada a camada (com longos períodos de secagem em condições controladas a nível de calor e humidade) formando uma cobertura polida e resistente que muito se assemelha ao plástico artificial, dependendo da técnica e do artesão um objeto finalizado pode levar mais de 20 camadas de laca.

A seiva retirada é translucida pelo que são inseridos pigmentos, os mais comuns nesta técnicas são os pigmentos vermelhos ou pretos.

É aqui que podemos dividir este processo em diferentes técnicas, entre as mais conhecias estão:

HarigakiSobre um fundo de uma só cor os efeitos são originados pela passagem de um objeto pontiagudo que retira a laca do local pretendido.

kimmaO mesmo processo acima descrito mas o espaço livre é preenchido com laca de outra cor (sendo muito usual ver se o vermelho e preto).

heidatsu São inseridos diversos materiais na decoração como metais preciosos ou semi-preciosos, coral, porcelana, marfim e mais comum no Japão carapaça de tartaruga.

maki-eNesta tecnica, muito apreciada e extramente comum dentro da decoração japonesa, o objeto é envernizado de uma só cor sendo os motivos feitos com uma laca de cor contrastante e finalizada com pó de ouro.

Nas peças mais elaboradas podem ser utilizadas mais do que uma técnica.

laca japonesa
Técnicas:  hiramaki-e, takamaki-e, tsukegaki, harigaki, chinkin, chingin y nashiji-e (http://revistacultural.ecosdeasia.com/la-laca-japonesa-urushi-i-definicion-elaboracion-y-tecnicas/)

Urushi (Rhusvernicifera ou Toxicodendron vernicifluum)  é o nome da arvore de onde é recolhida a seiva, cresce apenas nas zonas costeiras da China, Japão e Coreia tendo a particularidade de ser extremamente venenosa.  A sua seiva pode provocar graves lesões na pele se em estado liquido e por isso tem de ser manuseada com extrema cautela.

A seiva é tão resistente quando seca que pode mesmo ser utilizada para reparação de cerâmicas e madeiras.

Devido ao seu efeito de plastificação e á sua capacidade de envenenamento lento esta seiva foi em tempos utilizada por monges que acreditavam na Auto mumificação conhecidos como Urushi tree monks. Os monges mantinham uma dieta de bagas e sementes durante três anos para perderem toda a gordura corporal e posteriormente bebiam chá feito da seiva de Urushi perdendo toda a água corporal pela diarreia e os vómitos causados, fechavam-se num túmulo na posição de lótus apenas com um tubo para respirarem e um sino que tocavam todos os dias para confirmar que ainda estavam vivos. Quando o sino deixa-se de tocar o tubo era retirado e o túmulo ficava fechado durante três anos. Se o monge conseguisse a sua auto mumificação era venerado com um Buddha.

 

A seiva ajudava não só na perda de líquidos, mas na plastificação do corpo e no envenenamento do mesmo que causava a morte e protegia o corpo da decomposição. Esta prática foi realizada durante mais de 1000 anos até ser proibida pelo governo japonês.

“Não há segredos que o tempo não revele” –  Jean Racine

 

5 opiniões sobre “A caixa dos segredos – Maki-e

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s