Lazer

Capstan

tabaco capstan.jpgJá sentia cá fora o cheiro, ao entrar semicerrava os olhos e seguia-o até o encontrar.
Sabia que iria estar concentrado num livro, num documento ou noutro objecto qualquer mas estaria de certeza absorto nos seus pensamentos.
– Bom dia, sabia que estava aqui!
Olhando para mim, sorriu.
– Sim? Bom dia…
Naquele dia, subi para a cadeira de madeira com estofo de palhinha que estava perto da secretária e rapidamente tentei perceber o que lhe estava a ocupar os pensamentos.
Então ele, mostrando uma lata de tabaco já um pouco envelhecida, explicou:
– Sabes, estava aqui a recordar. O meu pai fumava esta marca de tabaco… Sentava-se nesta poltrona com o cachimbo na mão a ler o jornal enquanto eu ficava ali naquela carteira a estudar.
… Depois continuou a contar, entre baforadas de fumo e bafos de recordações mais um pedaço da sua história que eu atentamente escutei e guardei no coração.

Quem não reconhece o famoso cachimbo da paz? O tabaco era considerado pelas tribos como um presente dos deuses, sendo utilizado em diversos rituais e até na medicina ancestral. Estima-se que foi introduzido na Europa por André Thevet, um frade Franciscano que esteve no Brasil em 1555.

Depressa o tabaco foi “viciando” a Europa e tornou-se símbolo de estatuto e convívio.
No final do Séc. XVI Londres era considerada a capital do tabaco e tinha mais de 7 mil casas onde se adquiriam os produtos, se fumava e convivia, denominadas tobacconist.

Em 1786 Henry Overton Wills abriu a sua primeira loja com o nome Wills, Watkins & Co em Bristol. Ao longo dos anos a empresa teve várias mudanças de parceiros e com isso vários nomes associados. São alguns exemplos Lilly, Wills & Co, Lilly and Wills e o mais conhecido W. D. & H. O. Wills em 1830. Ao longo dos tempos mudaram também as marcas comercializadas, entre elas: Bristol (1871 – 1874) seguida por Three Castles e Gold Flake, Woodbine e Capstan que apareceu no ano de 1893.

No ano de 1901 a empresa W.D. & H.O. Wills juntou-se com John Player & Sons of Nottingham e com mais 11 investidores independentes formando a Imperial Tobacco. Imperial tabacco não só continua a fabricar tabaco como é uma das maiores empresas deste ramo.

Capstan é hoje uma marca de tabaco bastante apreciada pela sua qualidade que se verifica nos aromas frutados e doces como é próprio da mistura Virginia continuando a ser produzida pela empresa McBaren.

“Cigarros são a forma perfeita de prazer: elegantes e insatisfatórios”

Oscar Wilde

Links sobre a história do tabaco e a marca Capstan:

  1. https://dutchpipesmoker.wordpress.com/2013/06/12/oh-capstan-my-capstan/
  2. https://en.wikipedia.org/wiki/W.D._%26_H.O._Will
  3. https://www.gracesguide.co.uk/Imperial_Tobacco_Co
  4. https://en.wikipedia.org/wiki/W.D._%26_H.O._Will
  5. http://mac-baren.com/the-history-of-tobacco

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s